segunda-feira, setembro 04, 2006

[Entrevista]


Pedro Martinelli é fotógrafo. Pouco tempo atrás, veio a Fortaleza para dar palestra sobre a sua experiência de trinta anos fotografando e vivendo com sua gente embrenhado na selva. Antes de ser fotógrafo, porém, Martinelli é cidadão. "Do mato", como disse o outro Pedro que o entrevistou. Seguem alguns trechos da entrevista. O troço todinho, porém, tá aqui. Confiram.

"O mato foi me civilizando, o caboclo foi me civilizando".

"A fotografia digital é igual um telefone celular, quem mexe em um celular sabe mexer em uma câmera. Isso é muito legal porque socializou a fotografia, por outro lado banalizou também. As pessoas acham que a fotografia é cor e qualidade. Eu acho que não, a fotografia é emoção, você pode ter uma foto fora de foco que passe emoção. Pra mim tanto faz, se eu tiver de fotografar com uma câmera digital, mecânica, um pedaço de pau, tanto faz. Pra mim vale o que tá na cabeça. A câmera só serve pra decodificar o que tá na sua cabeça".

"É exatamente o que eu te disse, como fotojornalista eu recebia ordens, tinha prazo pra fazer as coisas, tempo, dinheiro. Então você estava sempre tenso, entrando nos lugares sem pedir licença, dar bom dia, querendo fazer as fotografias. Eu gosto de fazer as coisas no tempo em que elas têm que ser feitas. Eu chego não como fotógrafo, mas como cidadão. Não adianta chegar fotografando, porque eu não sou fotógrafo de foto única, minhas fotos têm que ter enredo. Eu tenho primeiro que explicar pra comunidade o que eu faço, quais são as minhas intenções, deixar isso muito claro. Eles me acolhem. Eu começo a fazer a fotografia que as pessoas dizem que parece que não tem fotógrafo. Eu passo a conviver com eles, enfiado nos confis do mundo. Eu gosto mais de estar junto do que fotografar às vezes, então isso é um diferencial pra fotografia, você estar no tempo dos fotografados. Você vai na roça colher mandioca na hora que tem que colher mandioca, você não vai na hora que o fotógrafo tem que bater a foto. Então quando você passa a enxergar o mundo como ele é, sem interferência, acompanhando, convivendo, é outra fotografia".

1 Comentários

Anonymous Anônimo said...

Aqui rolava umas fotos do cara, né não!?

10:06 AM  

Postar um comentário

<< Home