quarta-feira, setembro 26, 2007

Notícia de fim de semana...

Domingão de sol, dia de praia! Praia nada.. dia de correr no parque. Parque do Cocó. Eu não, claro. Mas tinha gente da família que se inscreveu naquele negócio lá do Iguatemi. Até a Daniela Cicarelli ia pra lá também. Vou levar a câmera, é sempre bom "exercitar" a fotografia. Ainda mais em um evento promovido pelo Iguatemi. Ainda mais numa corrida dentro do Cocó. Ainda mais com um nome desses: "Corrida Iguatemi - entre em ação com a natureza" Enfim... Cheguei meio com vergonha, né? Câmera guardadinha e tal. Só tirei mesmo antes da concentração pra umas fotos bobas de família mesmo. Bem, já que tô com a câmera na mão, vou esperar agora a largada. Pode ser que eu consiga uma foto da Cicarelli. "Faltam 2 minutos pra começar a corrida!" O locutor deu o sinal e... ação:
cinco jovens pelados entraram no meio da pista e gritando palavras de ordem em prol do verde. Até que começou a juntar gente no começo, não tirando a roupa, mas gritando também junto a eles.
Fiquei extasiada. Massa, saí na maior despretensão do mundo e me acontece uma manifestação bem na minha frente e quando eu to com a câmera na mão.
É agora!!! No meio da muvuca eu nem pensava. Só o branco na cabeça. É engraçado, eu não sei se acontece com todo mundo, mas nas situações em que eu mais preciso ficar calma eu esqueço até quanto é 2+2.
A segurança chegou em 3 segundos. Aí eu já até pensava um pouco: "vão bater, vão bater..." Pensado e feito. Foi aí que minha mão não queria mais me obedecer. O coração há tempos já tinha vida própria. Foi gente pra todo lado. Um encontro lógico: de um lado gente que esperava apanhar, de outro gente doida pra bater.
Não teve nenhum.. "olha, eu te conheço minha senhora.... tu tá encrencada..vamo acabar com isso aê, hein? Tenho nada a ver com isso..cumpro ordens só..." Nada! No mais teve um "Isso é uma manifestação. Deixa! Isso é uma manifestação. Deixa!"
Na hora do cacete mesmo, teve gente que se assustou. Ainda deu pra ouvir um "gente, tão batendo, tão batendo, gente!!" Pra vê se o povo aderia...pelo menos pra socorrer! O cearense é tão hospitaleiro... deu pra ouvir as respostas também "ô coisa ridícula...""isso é um absurdo.. !" "ai, que horrível..tinha que ser preso!"
Pra finalizar o domingão de sol, estavam presentes na corrida os principais jornais impressos de Fortaleza, Tv Jangadeiro, Tv Diário e Tv Verdes Mares. Não vi nem nota no Diário. Não sei se por incompetência minha de não ter achado, ou eles não publicaram nada mesmo. E no O Povo, além de um relez parágrafo que mal dizia nada sobre a manifestação, o repórter responsável pela notícia fez o favor de nem ao menos dar a informação certa. Colocou o Nome do S.O.S. Cocó no meio. E o pessoal nem tinha nada a ver com a história. O pessoal responsável pelo ato era do Crítica Radical, Bloco Verde, Frente Popular Ecológica e indivíduos independentes. Enfim... a segurança do shopping calou a boca dos manifestantes, na porrada, pra alegria das senhoras e senhores de família abismados com a ação. Essas pessoas que se indignaram com o acontecimento talvez estejam esperando ficar pronto aquele espigão que estão terminando de construir dentro do mangue, para que enfim eles possam desfrutar do verde! Mas antes, vamos ver a Daniela Cicarelli correr. "Faltam 2 minutos pra começar a corrida!" E dessa vez começou.

8 Comentários

Anonymous Anônimo said...

Incrível... Fantástico... Pertubador...

e Viva os Pelados

Viva a Blogosfera!

Sou do RS, cidade de Passo Fundo. Aqui ninguém se anima a se pelar pelo fim do corte de araucárias, ou pelo fim da plantação de pinos nos pampas... A ver se a gauchada tira as bombachas!

Muito bom o texto! Valeu!!!

7:19 PM  
Blogger Marília Camelo said...

Legal, ó!!!comentários do RS, jóia! queria saber como que o Pablito achou o endereço do trema!=)

3:11 PM  
Blogger Pablito said...

Entaõ querida Marília... Há coisas que só um ENEP faz por você... e há coisas que somente os Zines fazem por nós... e há uma tal de Tiago Régis mediando tudo isso!!

Grande beijo

:~}

8:12 PM  
Blogger Ricardo Cambraia said...

olá ... cheguei a esse blog através de outros blogs. adorei realmente. parabéns. o texto abaixo está muito bom e esse nem se fala.
abraços

6:05 AM  
Blogger Daniel Libardi said...

Olá..

O que são Parangolés?
ouvi isso na musica de Totonho e os Cabra e vi isso em teu flickr, gostaria de saber..

abraço..

7:19 AM  
Blogger Daniel Libardi said...

Imagina se tu não soubesse o que era. Nossa! Ótima explicação..chega vi os muleques a brincar.

No momento estou morando no Porto, é uma boa quando estiver no Brasil vê-los de perto.

O blog sempre leio, conheci por intermédio de mais um facista qualquer... hehehe

Abração.. continuem a postar, ok?

3:00 PM  
Blogger Débora Medeiros said...

É o primeiro testemunho que leio dessa manifestação! Foi um protesto legal. Agora me pergunto como estarão as coisas meses depois. A construção do tal espigão já começou...

3:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

E como acabou esta manifestação?
Que louco que muitas pessoas não sintam vergonha dos seus corpos e se expressem desta forma... pelados!
Quando eu recebo a comida de pedidosja e estou de pijama, sempre me visto porque não quero estar assim frente a um desconhecido... não imagino como debe ser estar pelada no meio da rua!

4:01 PM  

Postar um comentário

<< Home