quinta-feira, maio 11, 2006

Cultivando e Cantando

"Aqui estou, mais um dia. Sob o olhar sanguinário do vigia. Você não sabe como é caminhar com a cabeça na mira de uma HK. Metralhadora alemã ou de Israel. Estraçalha ladrão que nem papel." dispara um menino enquanto o outro toca o tambor, a batera e remixa só na boca. Começa assim a Assembléia Deliberativa do seguimento dos Jovens no Orçamento Participativo de Fortaleza.

Ramon Cavalcante
Sábado, dia 6 de maio, 14 horas - quadra do CEFET-CE

No fim das assembléias, juntamente com a do segmento de portadores de deficiência, que aconteceria* do Centro Presidente Médici, a assembléia da juventude mobilizou a maior participação entre os segmentos (mulheres, negros, idosos, portadores de deficiência e GLBT), 363 jovens cadastrados, fora as dezenas de menores de 17 anos (enquadrados no OP criança) que foram só pra assistir.

“Cada detento uma mãe, uma crença. Cada crime uma sentença. Cada sentença um motivo, uma história de lágrima, sangue, vidas e glórias, abandono, miséria, ódio, sofrimento, desprezo, desilusão, ação do tempo. Misture bem essa química. Pronto: eis um novo detento” quando o menino termina de cantar começa a Assembléia. A galera do Lagamar, inclusive o cantor e o pitbox, veio em peso, no mínimo 100 pessoas.

Na Assembléia Preparatória de Juventude o líder comunitário do Lagamar, Dei, defendeu que só participasse da Assembléia Deliberativa quem já viesse acompanhando o processo. A proposta foi recusada pela maioria – Tá certo então, pois eu vou trazer todo mundo do Lagamar. E assim ele fez. Um terço da Assembléia era do bairro. E defenderam as suas propostas. A proposta de criar um CuCa no Lagamar foi mais votada do que a proposta de criar um CuCa em cada regional, na verdade a proposta foi a mais votada da Assembléia, ganhou mais de 250 pontos, ficando em segundo lugar a do passe livre.

As propostas foram as mais diversas: construção de pistas de skate, criação de um fundo para jovens, agenda 21, passe livre, construção de uma gibiteca, criação de um CuCa na Serrinha, CuCa no Lagamar, CuCa em todas as regionais, preparação dos profissionais da área de saúde ao atendimento de mulheres em situação de aborto, quadras poli-esportivas, programa profissionalizante para jovens ex presidiários e rátátátá... mais e mais propostas na área de cultura, esporte, saúde, meio-ambiente e nenhuma proposta foi feita na área de segurança.

A participação do Lagamar e a intervenção do Dei mostram o quanto o processo ainda está verde, o quanto a participação efetiva e consciente ainda é limitada. Mas eu não tenho como negar a alegria de ver propostas claramente elaboradas pelas pessoas que precisam, defendendo, votando e aprovando dentro de um espaço tão desacreditado como é o Estado. E faço minhas as palavras da coordenadora do Orçamento Participativo, Neiara de Morais – “Eu espero andar pela cidade no próximo ano e ver em várias placas escrito ‘Esta é uma obra feita pelo povo, através do Orçamento Participativo’”.

* Inclusive, vale dizer, a Assembléia dos portadores de deficiência não aconteceu porque, de ultima hora, a assembléia foi transferida para uma sala que tinha dois degraus.

1 Comentários

Anonymous Anônimo said...

Tentei de todas as maneiras, mas n consegui os nomes do cantor e o pitbox. Eles entraram de ultima hora lá (foram com uma banda) aí a organização do OP deu dois microfones e eles se viraram.
Considero um desrrespeito com eles. Mas infelismente n consegui envitar.

7:16 PM  

Postar um comentário

<< Home