domingo, maio 07, 2006

Dizem que existe um tal de brasil

Dizem que existe um tal de brasil
impressões forasteiras.

Pedro Rocha, Salvador, abril de 2006.


E quando se chega de mala e cuia ali na Praça da Sé, um pouco antes dos becos enviesados do Pelourinho, lá se vem de fitas na mão André, preto de andar apressado, morador da Baixa do Sapateiro, 25 anos de olhar seguro do que precisa fazer, de fala rápida e desenrolada, sotaque baiano, voz rouca, barba rala, de fitas na mão. Oferece ali para o turista que chega lembranças coloridas de salvador, de graça, e já vai amarrando no braço, enquanto desenrola o papo e dispensa outro concorrente que azucrina para levar os visitantes a algum albergue que lhe dará 10 ou 15 por centro de comissão pelo serviço. Dispensa na manha, dando confiança, “Aqui não é otário não, é nordestino, não é gringo.”


Depois que a fita tá no braço, não custa nada comprar mais umas 10 por 1 conto. E daí que não tem trocado, tira de dois... na verdade ele ia cobrar era 3, mas vai pelos dois mesmo. E vai meu primeiro dois conto da viagem, rápido e confuso. Dois reais que interou naquela hora os 16, metade André do que vai apurar no fim daquele dia.


A Solange é uma moradora de rua desengonçada, dos dentes tortos, das pontas dos dedos mal formadas, poetisa, de olho rápido, aguçado, de temperamento volátil, um tanto agressiva. Sincera demais para turistas que querem ser apenas viajantes. E daqui a pouco o que era uma conversa despretenciosa, vira meio que uma visita guiada pelo Pelorinho, até o nosso albergue.


Ali, ela brincava, acompanhava Olodum, as batucadas, antes daqui virar um centro turístico cultural, limpo, bem guardado, recheado de galerias, restaurantes, ateliês, albergues, pousadas, gringas, gringos, baianas na função de posarem para fotos. Tudo muito bonito. No meio da conversa se levanta, pega dois canudos no lixo, os trança e deles faz e me entrega um laço vermelho. Solange tem aids, fala minha namorada chorosa depois, confirmando a sensibilidade da poetisa de olhar entre-linhas.


Quando lhe vier na cabeça de entrar em um beco escuro, de bares fim de carreira, só pra ver qual é, e conhecer algo que não seja um postal, se ponha no seu lugar de classe média, turista, opressor e legitimador do que vem atrás do consumo de massa, do modelo de vida globalizado e do turismo. Talvez você evite perder 30 reais e os documentos para um cara que depois de balançar o pau no fim de uma mijada, coloca a mão dentro da camiseta e leva sua carteira.


Depois do BO, a postura é de se dar uma folga frente conflitos sociais, comer uma ótima moqueca de marisco para três pessoas por 35 reais, em um daqueles restaurantes transados do pelô. Claro que o mais barato. Outra opção para sua viagem pode ser um tira-gosto de piabas fritas, Pititingas, de pé na areia, ante o mar, na praia de Ponta de Areia, acompanhado de pimentinhas e farofa branca. 5 reais, fora o ferry boat para chegar na ilha de Itaparica e a topic até a praia. Quem sabe o grande shopping open mall Aeroclube Plaza, ou uma tarde em Itapuã, um Acarajé da Dinha...

5 Comentários

Blogger Diógenes said...

Não sabias que esteves em Salvador. Parece que a experiência foi forte, pelo menos foi o que senti ao passear pelo texto.

10:40 PM  
Anonymous Anônimo said...

Acho que o título poderia ser "como escrever bem uma redação de 'minhas férias'". Puxa, muito bom. Fazia um tempo que eu não via uma abertura que prendesse tanto a atenção e desse vontade de ler tudo até o fim. A maneira como os fatos são colocados constróem a cena de uma forma tal que é impossível não reconstruir tudo na cabeça. Muito bom mesmo. Só achei o último parágrafo meio perdido diante do que já se tinha colocado. Ficou muito com cara de reportagem pra caderno de turismo. Não sei se a idéia era essa mesmo, mas acho que não combinou com o clima seguido pelo texto até então. Tava muito bom como tava. Dava até pra continuar... =P

10:32 AM  
Anonymous Anônimo said...

a idéia era essa mesmo Amanda.

Valeu pelos elogios e pela crítica.

3:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site! Keep up the good work. Thanks.
»

2:25 PM  
Anonymous Anônimo said...

ai dentu

10:31 AM  

Postar um comentário

<< Home