segunda-feira, maio 15, 2006

Maratona dos questionários

Aconteceu em 05 de maio de 2006

Dava pra ler na pasta que o professor segurava “Destaques de 2005”. Ele respeitava o convite. O cabelo estava partido, parecia um ratinho caricatural, com os dentes para fora, uma testa grande. Era um desenho animado? Provavelmente, ele comprou um sapato e uma roupa nova para aquela solenidade de grande importância, mas que não conseguia escapar do atraso. A festa era para os estudantes da escola, mas só podia começar depois que o diretor do colégio aparecesse. Enquanto o ilustre não chega, um desfile de elogios, abraços, beijos, desavenças.

Ratinho-cerimonialista: Boa Noite, senhoras e senhores. É com muito orgulho que hoje apresento esta solenidade, no qual nosso colégio tem a honra de homenagear os seus destaques de 2005, que se esforçaram ao longo do ano, estudaram e dão orgulho demais à nossa escola, fazendo acreditarmos, cada vez mais, no nosso papel enquanto educador. Antes, no entanto, de começar a dizer o nome das estrelas do ano passado, passaremos a palavra ao nosso querido diretor, que incentiva tanto atividades desse tipo.

Diretor-atrasado: Boa Noite! É com muito orgulho que o Colégio 7 de Setembro realiza todos os anos esta solenidade. Nós acreditamos que através deste momento estamos incentivando cada vez mais os nossos alunos a se destacarem nos estudos e assim estudar cada vez mais. Nossa escola tem como objetivo não apenas dar informações nem preparar os jovens para os desafios da vida. Acreditamos que a nossa principal função é a de educar nossos jovens, dando ensinamentos cristãos. Eu gostaria de pedir aos pais, que após a homenagem de seu filho não se retirassem, pois é importante que se incentive os demais destaques e inclusive sirvam de exemplo para que seu filhos continuem querendo sempre mais.

Aviso desnecessário, porque todo mundo já tinha visto no corredor o ensaio de um coquetel. Começa logo, pra gente comer. A clack mecânica funciona, mas omite as risadas e reforça as palmas. O local é sério. O momento mais esperado começa. As estrelas do saber responder questões estão ansiosas para poder subir ao palco com a mãe ou o pai, mostrar a roupa nova e, claro, receber das mãos do diretor uma medalha de honra ao mérito, podendo, inclusive, tirar fotos com aquele bondoso homem. Porra nenhuma! Eu quero mesmo é saber se eles vão dar alguma grana ou de quanto vai ser a minha bolsa de estudo. Não fala muito alto, garoto! Assim estraga a festa. E não demora muito. Vamos chamar agora, os alunos do grupo III. Cada nome era lido seguido de um mini-currículo e depois as palavras chaves. Eles vão receber uma bolsa integral. E vejam bem! Com o dedo apontando para a platéia. Muita atenção! É uma bolsa integral para o ano inteiro. Não é mesmo uma maravilha? E se tivesse passado no vestibular, saído do colégio, ganhava era uma caderneta de poupança, para os alunos investirem no seu futuro, guardando 500 contos para a festa do casamento. Agora que terminou o colégio, já dá pra pensar nisso.

E aquele grupo? O oitavo... não recebeu nada. Apenas a medalhinha no peito e o certificado. Nada de bolsa, cheque, caderneta de poupança. Olha ali, macho. Esse povo passou nos primeiros lugares, mas foi na FA7. Faculdades particulares não entram na parada das homenagens, porque não é tão concorrido... É diferente né? Tirar primeiro lugar numa federal ou passar no ITA, IME. Povo que passa também depois do 3º lugar não é destaque, né? É... digamos assim... sei lá. Só sei que não é destaque não. Ah, e só tão chamando o povo da FA7 porque enfim, né? É da Faculdade 7 de Setembro, que forma excelentes profissionais.

E apareceu animal pra tudo. Mas atenção senhoras e senhores. Vou me demorar um pouco mais nestes garotos. Eles merecem a nossa atenção. Prestem atenção. Fulano, cicrano e beltrano estudam no 7 de setembro, desde quando nasceram. Ano passado, eles terminaram o ensino fundamental. E eles conseguiram nada menos do que conseguir média geral 10,0 durante a quinta, a sexta, a sétima e a oitava série. Eu disse 10. Não foi 9,9. Foi 10. Como prêmio, eles irão receber bolsa integral durante todo o ensino médio. Vejam bem. Não é só no primeiro ano. É uma bolsa de três anos, mas é merecido. Mais uma vez, a clack é acionada, mas um ishhhhhhhhh, antecede as palmas. Podem bater palmas, eles merecem. E terminamos aqui mais uma edição de nossos destaques de 2005. Vi que estiveram presentes muitos estudantes que não foram destaques ano passado. Acho isso importante para incentivo e quem sabe, ano que vem vocês estarão aqui de novo, mas recebendo homenagens. Agora, gostaria de convidar a todos para um pequeno coquetel oferecido por nós. Muito obrigado.

Corre ligeiro, menino, porque senão não pega comida. Macho, tu é doido, tem comida que só uma porra. Eu sei lá. Quero logo é garanti o meu. E no afago e nas proximidades dos corpos por um copo ou um salgadinho, ou um copo cheio de salgadinhos. Eis que escuto a pérola:

- Puta merda, eu não consigo pegar um pãozinho. Passei esse tempo todinho nesse auditório chato e vou ter que jantar fora.

- Acho que vai mesmo, viu mamãe!

3 Comentários

Anonymous Anônimo said...

Ow saudade do meu tempo de C7S...
(e é porque eu nunca ganhei bolsa nenhuma...)
(Ah... mas ganhei salgadinho, já que tinha amigos inteligentes... hehehe)

11:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

faz tempo... nem lembro se ganhei a luta pelo salgadinho... hahaha

9:31 PM  
Anonymous Anônimo said...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

12:33 PM  

Postar um comentário

<< Home