domingo, julho 02, 2006

O Assentamento Santa Bárbara

A distância assusta, a estrada muito mais. Mas vale a pena enfrentar o sol, a areia e a lama. 60 km, aproximadamente, distanciam o Assentamento Santa Bárbara do centro de Fortaleza. Ele fica escondido, no meio de matos literalmente, lá no Sítio Novo, um distrito do município de Caucaia. Em outubro, o local comemora dez anos com muitas histórias para contar, e elas serão narradas pelos moradores e pelas moradoras através de entrevistas feitas entre eles e elas.

O Grupo TR.E.M.A. vem contribuindo nessa empreitada. Estamos produzindo, em conjunto, um vídeo sobre a história do assentamento e das pessoas que o construíram. Atualmente, Rosalba, Betinho, Dezinho e Luzirene – moradores de Santa Bárbara – estão realizando entrevistas, colhendo informações e selecionando personagens para o vídeo. Depois, parte-se para as entrevistas filmadas, aí vem a edição, finalização, exibição no próprio assentamento, debates, comentários. O propósito é levantar discussões.

E as coisas vão acontecendo, aos poucos, sem pressa, com diálogo e naturalidade. Na última quinta-feira, dia 29/06, estivemos nas terras amigas. Fizemos as primeiras imagens: as quadrilhas juninas. No total, foram quatro apresentadas. Foi bonito. Nada faraônico, sem muito luxo ou a preocupação de ostentar e disputar o prêmio de quadrilha campeã. A intenção era brincar, dançar, cantar, se divertir.

Mas sem romantismos, nada muito daquela visão idílica – algumas vezes preconceituosa – do sertão, do campesinato, da reforma agrária, dos militantes do MST. Os mosquitos ocupavam as quatro lâmpadas instaladas de forma improvisada por cima da dança. As músicas eram de grandes bandas de forró, outras do Luiz Gonzaga, todas tocadas em uma caixa de som com uma boa potência. O grupo (com exceções obviamente) não mostra aquele discurso uníssono de engajamento e conscientização – algo comumente imaginado quando se idealiza comunidades prósperas. Enquanto, isso as entrevistas continuam, o diálogo também. Em breve, mais notícias dessa empreitada conjunta. Os bons frutos estão por vir.

1 Comentários

Anonymous Anônimo said...

Muito legal a iniciativa, não estou muito por dentro, quero saber mais... E nas próximas filmagens quero ir tb!

9:43 AM  

Postar um comentário

<< Home